quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

29 Passos para a Inspiração: Parte II

Olá!!!

Essa semana vou retornar aos passos que sigo para conseguir a inspiração para criar e escrever as histórias do #The29Chapters.  Os passos dessa semana podem ser utilizados também para a criação de uma nova história e não somente retornar a escrita de algo capítulo já planejado.





Algo tão importante para ficar inspirada quanto a ideia da história, os personagens e a trama em si, é escutar música. A maioria das minhas histórias tem uma trilha sonora especifica, mas, independente disso, eu sou tão viciada em música que isso acaba sendo fundamental para minha jornada como escritora. Então, os passos a abaixo são mais relacionados em como a música me ajuda a escrever e conseguir a tão desejada inspiração

10. Escutar a Soundtrack da história

A primeira tentativa de todas é escutar as músicas que me inspiraram a criar a história ou então as músicas que escolhi que se adequavam aos momentos e mensagens que a história queria passar. Um exemplo claro foi enquanto escrevia #BitterSweetSymphony, que só saia algo quando estava escutando a música do The Verve. Aliás, mesmo para fazer coisas simples sobre a história, como criar as imagens dos quotes, eu ficava escutando a música para me animar e entrar no clima da trama da Echo =)))

11. Buscar o significado das músicas da Soundtrack

A maioria das músicas que escuto são internacionais e por mais que tenha um nível intermediário de inglês, gosto de pesquisar as traduções, assim como reportagens em que os artistas revelam um pouco mais sobre a criação de suas obra primas musicais =)))



12. Escutar a música que estou viciada no momento

Nem sempre funciona a música que inspirou a história, mas pode outra música, que muitas vezes não ter nada a ver com  trama, ser o gatilho que preciso para encontrar a inspiração e escrever até não poder mais!

13. Escutar música para relaxar

Você até pensa que esse passo já teria sido feito nos anteriores, mas não. Aqui a música é pra relaxar, sem pensar em mais nada: Pode ser para me acalmar ou então para animar, o importante é que uma espécie de "musicaterapia". É ótimo também para outras coisas além da inspiração =))) 


14. Pesquisar Soundtracks de filmes/séries

Quando escutar música não resolve, vou para a outra fase que sempre me ajuda a encontrar a inspiração: planejamento! Sim, grande parte das diversão no projeto #The29Chapters é o planejamento das histórias, desde a ideia principal, os personagens, capítulos, trilha sonora até escrita em si. Por isso, sempre que posso vou atrás de pesquisar as trilhas sonoras de filmes e séries que gosto, pois geralmente descubro não somente boas músicas, mas também bons artistas (Thanksss, séries da CW <3)

15. Pesquisar novas músicas para as Soundtracks

Esse passo muitas vezes faço com a ajuda do meu amigo, Diogo, que é um expert em encontrar musicas novas boas e alternativas (Ou simplesmente que ainda não tenham virado um grande hit). Assim, as vezes passo tardes inteiras escutando as várias pastas de musica que ele seleciona para mim, com o ouvido aguçado para não perder as melhores canções que devem estar nas minhas histórias =P


16. Elaborar novas Soundtracks

O processo de pesquisar novas músicas é excitante, mas nada supera o planejamento de soundtrack de uma história <333 Pois é, nem toda história que começo tenho alguma música em mente, então muitas vezes é uma verdadeira caçada atrás de músicas que transmitam, em sua melodia e letras, a mensagem da história ou do momento dos personagens.

17. Montar Playlists das Soundtracks

Como escrever sem uma boa playlist, certo? Então, não basta pesquisar, criar a soundtrack sem ter a playlist dela para escutá-la, seja escrevendo ou não, e encontrar a tão maravilhosa inspiração. É como se a música me transportasse para o mundo especifico daquela história e me contagiasse e, desse modo, as palavras saem automaticamente, quase ou nenhum esforço =)))



18. Organizar os arquivos das histórias

Quando nenhum dos passos anteriores dá resultado, o jeito é apelar para meu lado administradora e ir organizando os arquivos/pastas das minhas histórias. Cada história tem sua categoria (Que pode ser desde livro, filme, trilogia, saga, líries (série de livros), etc). O que não faltam são ideias e muitos arquivos para organizar, sem falar o planejamento da história em si ;D

19. Sentar em frente ao computador e só sair depois de escrever algo. Qualquer coisa!

Se fico muito tempo sem escrever nada, já prestes a enlouquecer com os pensamentos das histórias me atormentando, mas nada de inspiração, então faço a única coisa que deveria fazer todos os dias: Sentar em frente ao computador e só sair depois que eu escrever algo. Qualquer coisa, desde q eu escreva! Pois é, as vezes em tempos desesperados precisamos de medidas extremas =P A boa notícia é que geralmente isso ajuda sim e faz com eu encontre a escorregadia inspiração e volte a ficar em paz o///




Ufaaa!! Quase que esse post não sai, já que estamos em um ritmo alucinado de publicação de #BitterSweeSymphony (Sim, mais tarde tem novo capítulo no Wattpad o/). Mas não se preocupem, continuaremos a nossa postagem semanal aqui no blog ;D

Até a próxima semana!
Nicole Chaves(Face)/Nicole Chaves (Twitter)
@nicolechaves29 (Instagram)/Nicole Chaves 29 (Wattpad)  
Fan Page #The29Chapters (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário