sexta-feira, 13 de novembro de 2015

29 Passos para a Inspiração: Parte I


Olá!!!

Essa semana resolvi falar de algo que está em falta nos últimos dias para mim: Inspiração! Qualquer escritor, por mais experiente que seja, precisa desse fator fundamental para que suas histórias saiam da mente e se transportem paras as páginas de um livros (Ou ebook =P).
 
Inspiração pode ser igual a paixão: Aparecer em momentos indesejados, por pessoas que não valem a pena, mas que não te deixará até o momento que você se entregue a ela. Como também pode ocorrer no outro extremo, quando você tem tudo para que ela aconteça, como é o meu caso com a história toda planejada, e ela só de birra não aparece e nem se importa com o que você quer. Afinal, ela que manda em você, apenas aceite isso =P



 
Como a inspiração está brincando de esconde-esconde comigo ultimamente, só aparecendo nos momentos que não posso escrever e com as histórias que ainda nem planejei para iniciar o processo de escrita, resolvi compartilhar essa agonia com vocês.

Além disso, compartilhar também meus métodos para tentar conseguir inspiração e seguir em frente escrevendo minha história, ainda que a principio ela não saia da maneira como eu desejo e espero, precisando depois de uma revisão e alterações para chegar aos resultados esperados. Como são muitos passos, dividi em três postagens e os nove primeiros passos estão a seguir:

1. Lembrar-me a razão da história
A motivação da história e de seus personagens é ótima pra reviver o sentimento inicial e voltar a me apaixonar novamente pela história. Se a história não tem uma razão convincente e apaixonante, pode ser exatamente o problema da fuga da inspiração. Então, primeiro eu sempre vou atrás da razão da história para saber se ela realmente é necessária e merece ocupar o espaço da minha mente, como também ser compartilhada.


2. Lembrar-me das cenas da história
Eu não só imagino a história como todo, mas também cenas especificas que me dizem a trama principal e como meus personagens vão se comportar naquelas situações.


3. Lembrar-me do personagem mais cativante
Ele nem sempre é o principal... E ai você pode perguntar, mas, Nicole, por que não fazer a história sobre o personagem mais cativante? Porque nem sempre é ele que precisa passar pelo aprendizado da história e ele serve como um alivio para o principal e até para a audiência. Claro que é ótimo quando esse personagem é o principal, pois ajuda ainda mais na inspiração para escrever a história.


4. Rever/Reler histórias que me inspiraram
Muitas das minhas histórias são inspiradas em algo que li ou assisti. Eu adoro ser inspirada por uma história, independente do meio que ela é contada (Livros, Filmes, Séries), e depois criar a minha própria história. Então, nada melhor que rever ou reler essas histórias que me inspiraram para reencontrar a inspiração da minha própria história =))) 

5. Ler/Assistir coisas novas que seguem um estilo parecido com a minha história
Felizmente, eu escrevo romances/dramas e o que não falta são livros, filmes e séries sobre isso. Logo, tenho uma variedade de material novo para relaxar e, por consequência, me inspirar. 



6. Reler todas as anotações sobre a história
O planejamento de cada capítulo existem por dois motivos: O primeiro é detalhar a história, seu passo a passo, em cada capítulo. O segundo é para ser meu guia enquanto escrevo. Como eu já comentei no post anterior, por mais planejado que seja as minhas histórias, na hora da escrita muita coisa segue fora do que foi previsto. Deixo que a inspiração do momento siga seu caminho e muitas vezes acabo perdida ao ser guiada por ela... Logo, reler todas as minhas anotações, desde o planejamento dos capítulos até o resumo e pequenas observações que faço geralmente me auxiliam a voltar ao caminho programado, ainda seguindo a premissa de que a inspiração sempre terá liberdade para mudar o que ela quiser =P


7. Reler tudo que eu já escrevi sobre a história
Claro que pra esse passo funcionar, eu preciso já ter escrito algo! =P Felizmente, na maioria das histórias eu consigo imaginar o início e o fim claramente quando estou realizando o planejamento dos capítulos... Porém, a jornada dos personagens às vezes fica meio nublado pra mim. 


8. Conversar com alguém sobre a história
Quem me conhece, sabe como eu adoroooooooo falar. Acho que quase tanto quanto escrever =P Logo, falar sobre a minha história é ganho duplo: Volto a ficar empolgada sobre a história em si, lembrando de tudo que me fez apaixonada por ela, e ainda compartilho, falando muitooooo, sobre ela. Ultimamente, estou utilizando bastante esse passo, pois agora tenho uma superrrrr revisora, Lorena Silria, que fica tão empolgada quanto eu com as minhas histórias o///


9. Deixar a história por um tempo
Não, eu não desisti da história. Mas se eu fiz todos esses passos iniciais e não aconteceu nada, então a melhor coisa é dar um tempo. Eu sei que voltarei para a história um dia e escreverei de forma tão inspirada e apaixonada que depois eu só terei alegria ao ver que às vezes, o melhor passo, é dar um tempo. Não só pra história, mas pra minha mente também. Desse modo, é assim que descobri a razão de muitos escritores demorarem tanto tempo para escrever... Se a inspiração te deixar, não insista em escrever algo que não será interessante ou que possa desmerecer a história. Descansar a mente e buscar alguma distração, mesmo que seja em outra história, pode ser o necessário para reencontrar a inspiração.



Então, essa foi a primeira parte, do total de três, sobre os passos que sigo para conseguir a tão desejada inspiração para escrever minhas histórias. Não se esqueçam de curtir a nossa fanpage no face (https://www.facebook.com/the29chapters) e deixar seu comentário sobre o que quais seus passos para ter inspiração... Seja para uma história ou qualquer outra coisa da sua vida =)))

Até a próxima semana!

Nicole Chaves(Face)/@nicolechaves29 (Instagram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário